Algumas curiosidades sobre o Mar Morto! (10 fotos)

MAR_MORTO

A superfície e às margens do Mar Morto, são 423 metros abaixo do nível do mar, tornando-a mais baixa altitude da Terra em uma região.

1

O Mar Morto tem 377 metros de profundidade, tornando-se o lago hipersalino mais profundo do mundo. Um lago hipersalino é um corpo sem litoral de água, que contém concentrações significativas de cloreto de sódio ou outros sais minerais, com níveis salinos superando o da água do oceano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Com 33,7% de salinidade, o Mar Morto é um dos corpos de água mais salgados do mundo. Embora o Lago Assal (Djibouti), Garabogazköl e alguns lagos hipersalinos dos Vales Secos de McMurdo na Antártida (como Don Juan Pond), relataram salinidades mais elevadas.

3

O Mar Morto possui uma alta e excepcional concentração de sal, o que significa que as pessoas podem facilmente flutuar sem qualquer esforço. Neste contexto, o Mar Morto é semelhante ao Great Salt Lake, em Utah, nos Estados Unidos.

4

O Mar Morto é cerca de 8,6 vezes mais salgado do que o oceano. Esta salinidade faz dele um ambiente hostil em que os animais não podem procriar prosperar (daí o seu nome). A alta salinidade impedem os organismos aquáticos macroscópicas, peixes e plantas aquáticas de viverem nele.

5

O Mar Morto é possui 67 km de comprimento e 18 km de largura em seu ponto mais largo, E é alimentado pelo Rio Jordão que banha a Jordânia e a Israel.

6

A área do Mar Morto tornou-se um importante centro de pesquisa e tratamento de saúde por várias razões. O conteúdo mineral da água, o teor muito baixo de pólen, a radiação ultravioleta solar reduzida e a pressão atmosférica superior a esta grande profundidade, tem efeitos específicos na saúde.

7

Biblicamente o Mar Morto era um lugar de refúgio para o rei David. Foi um dos primeiros resorts de saúde do mundo (por Herodes, o Grande), e tem sido o fornecedor de uma grande variedade de produtos como bálsamos para mumificação egípcia e potássio para fertilizantes.

8

Uma característica incomum do Mar Morto é a descarga de asfalto. O Mar Morto constantemente “cospe” pequenos seixos e blocos da substância negra. Pedaços de asfalto  com figuras e crânios neolíticos de sítios arqueológicos já foram encontrados. Os adeptos da mumificação egípcia processam e importam esse asfalto da região do Mar Morto.

9

10

Fonte: twistedsifter.com

2 Responses

  1. Estive lendo sobre a maneira como querem salvar o mar morto, mas parece meio difícil já que são regiões localizadas em lugares muito abaixo do mar. Fico imaginando onde eles vão achar agua para encher tal supeficie. o mar da galileia é um grande lago de agua doce, então pode receber agua de outro mar sob pena de ficar salgado também. Então é um problemas de dificil solução, um desafio para os engenheiros.

  2. Eu achei muito interessante e ajudou muito na tarefa e com certeza vou visitar um dia obs”eu acho que a curiosidade 4 devia ter a foto a 5 pq desse jeito ficou um pouco estranho e sem sentido

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: