Conheça 10 Elevadores bem incomuns! (33 fotos)

pressing-a-button-of-an-elevator_pop_18927

Elevadores têm uma tarefa simples: levar os passageiros de um andar para outro com segurança. Mas isso não significa que eles têm de ser chatos. Torres de elevador para o transporte urbano e elevadores de design moderno atraem grande atenção de turistas, devido à sua singularidade, a aparência incomum e a experiência de condução. Vamos dar uma olhada nos elevadores mais incomuns ao redor do mundo.

1- AquaDom | Alemanha

1

O AquaDom em Berlim, Alemanha, é um aquário de vidro cilíndrico de acrílico, com 25 metros de altura com um elevador transparente. Ele está localizado no Radisson Blu Hotel em Berlim-Mitte. O complexo DomAquarée também contém um hotel, escritórios, um restaurante, e o aquário Sea Life Centre.

2

O AquaDom foi aberto em 2004, custou cerca de 12.800.000 de euros. A construção geral do aquário foi projetada e construída pela International Concept Management, Inc.. O cilindro de acrílico foi construído pela empresa Reynolds EUA tecnologia de polímeros. Agora, é a principal atração do Centro de Vida Marinha de Berlim.

3

O cilindro exterior foi fabricado no local a partir de quatro partes, o cilindro interior para o elevador foi entregue como uma só peça. O Aquadom é o maior aquário em acrílico cilíndrico do mundo, com um diâmetro de cerca de 11 metros.

4

O aquário tem capacidade para 1.000.000 de litros de água e que contém mais de 1.500 peixes de 50 espécies. A alimentação dos peixes e a limpeza do tanque é realizada diariamente por mergulhadores.

2- Falkirk Wheel | Reino Unido

5

O Falkirk Wheel é um elevador de barcos que conecta o Canal Forth and Clyde com o Canal Union. Nomeado após a cidade vizinha de Falkirk na Escócia central, o elevador foi inaugurado em 2002. Os dois canais que serviam anteriormente eram conectados por uma série de 11 bloqueios, mas na década de 1930 estes tinham caído em desuso. Os bloqueios foram preenchidos em terra construída.

6

A diferença de altura dos dois canais ao volante é de 24 metros, mais ou menos equivalente à altura de um prédio de oito andares. Mas o Canal Union é de 11 m  acima do aqueduto que satisfaz a roda, e os barcos devem passar através de um par de eclusas para descer a partir deste canal para o aqueduto, na parte superior da roda.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A roda tem um diâmetro total de 35 metros e consiste de dois braços opostos que se estendem para além de 15 metros do eixo central e tomam a forma de um de um machado de duas pontas.

8

O custo do Falkirk Wheel foi de 17.500.000 libras, e o projeto de restauração do local como um todo custou  84.500.000 libras. O Centro de Visitantes  Falkirk Wheel oferece passeios de ida e volta de barco chamado de “A Experiência Falkirk Wheel”. Os passeios começam abaixo da roda no Canal Forth & Clyde e ascendem através da roda para o Canal União.

3- Globen Skyview | Suécia

STOCKHOLM 100224 Globen Skyview Foto: Sören Andersson COPYRIGHT SÖREN ANDERSSON

Skyview é um teleférico construído no lado sul do Ericsson Globe, Estocolmo. O Ericsson Globe é atualmente o maior edifício hemisférico no mundo e levou dois anos e meio para construir. Com a forma de uma grande bola branca, ele tem um diâmetro de 110 metros e uma altura interior de 85 metros.

STOCKHOLM 100224 Globen Skyview Foto: Sšren Andersson COPYRIGHT S…REN ANDERSSON

O elevador é de 100 metros e consiste em duas cabines esféricas, o que dá aos visitantes um passeio divertido até o topo do Globo que é cerca de 130 metros  acima do nível do mar.

11

O projeto começou em 2004 e foi inaugurado em fevereiro de 2010. 160.000 pessoas participaram da montagem durante o primeiro ano de operação.

12

Durante o verão e nos fins de semana as excursões estão liberadas e disponíveis com pré-reserva.

4- Hammetschwand Elevator | Suíça

13

O elevador Hammetschwand é o elevador externo mais elevado da Europa e está localizado na Suíça. Ele conecta um caminho de pedra espetacular com a mirante Hammetschwand no planalto Bürgenstock com vista para o Lago de Lucerna.

14

O Buergenstock Hotel Resort localizado em 847 metros de altitude tem sido um local de férias popular desde 1872. Sua atratividade foi reforçada pelo caminho espetacular ao longo da face da rocha vertical e através de um elevador exterior aberto.

15

O novo elevador foi construído e inaugurado pelo Grupo Schindler. Ele leva os passageiros a 153 metros até o cume dr Hammetschwand em menos de um minuto. Foi considerado como um feito pioneiro naqueles dias e ainda é um recorde, já que o elevador Hammetschwand está segurando a primeira posição como elevador exterono mais alto da Europa.

 5- Bailong Elevator | China

16

O Elevador Bailong é um elevador de vidro construído na encosta de um penhasco enorme na área de Wulingyuan de Zhangjiajie, China com 330 m de altura. Alega-se ser o elevador mais alto e mais pesado ao ar livre no mundo. A construção do elevador começou em outubro de 1999 e foi aberto ao público em 2002.

--

Os efeitos ambientais do elevador tem sido um tema de debate e controvérsia pois a área de Wulingyan foi designada um Patrimônio da Humanidade em 2002. Operações foram interrompidas por 10 meses, em 2002/2003 devido as preocupações de segurança, não as ambientais.

18

O Elevador Bailong leva menos de 2 minutos para subir até o cume, é dito como sendo o mais alto e o mais rápido elevador de passeio no mundo e com a maior capacidade que é de 50 pessoas.

6- Gateway Arch Elevator | USA

19

Um dos pontos turísticos de St. Louis no Missouri é o Gateway Arch. Para ir até o topo do Arco, os passageiros são inseridos em grupos de cinco pessoas em um compartimento em forma de ovo contendo cinco lugares e um piso plano. Oito compartimentos são ligados para formar um trem.

20

A viagem até o topo do Arco leva quatro minutos, e a viagem de volta para o térreo leva três minutos. As portas do compartimentos tem vidros estreitos, permitindo que os passageiros possam ver as escadas interiores e estrutura do arco durante a viagem.

SONY DSC

7- Elevador de Santa Justa | Portugal

22

O Elevador de Santa Justa, também chamado de Elevador do Carmo, é um elevador elevador construído na cidade histórica de Lisboa situado no final da Rua de Santa Justa. Ele conecta as ruas mais baixas com as ruas mais altas no Largo do Carmo. Desde a sua construção (1901), o elevador se tornou uma atração turística para Lisboa entre os elevadores urbanos da cidade.

23

No andar de cima se localiza um quiosque e miradouro com vistas panorâmicas da cidade, enquanto as ligações para os pisos inferiores são feitas além do elevador, por duas escadas em espiral com padrões diferentes em cada andar. A máquina principal foi instalada na base do elevador, enquanto na saída para o Largo do Carmo há uma varanda para permitir a circulação. O corredor que passa por cima da estrutura, foi transformado em um terraço e sai para o Largo do Carmo através de um portão de ferro.

24

O elevador é decorado em estilo neo-gótico em ferro. Uma vez que este era um material novo na época de sua construção, é simbólica a técnica e construção memorial a partir deste período, o que representa a cultura da década de 1900 quando a estrutura e os elevadores foram considerados uma inovação mágica e presságio de uma idade moderna.

8- Elevador Lacerda | Brasil

25

O Elevador Lacerda está localizado na cidade de Salvador, Bahia e é um dos principais pontos turísticos e cartões postais da cidade. Está situado na Praça Cayru e liga a Cidade Baixa com a Cidade Alta.

26

O elevador mais famoso da Bahia transporta cerca de 900 mil passageiros por mês ou cerca de 28 mil passageiros por dia ao custo de cinco  50 centavos por passageiro e uma duração de 30 segundos. Este elevador atinge uma altura de 72 metros.

27

Como o elevador de em Lisboa, esta construção impressionante transporta o público de um nível da cidade para o outro e ao mesmo tempo, proporcionando uma visão perfeita do litoral.

9- Asansör | Turquia

31

Asansör (turco para “elevador”) é um edifício histórico dentro dos limites do distrito metropolitano de Konak.

32

Foi construído em 1907 como um trabalho de serviço público por um rico banqueiro judeu e comerciante desse período, Nesim Levi Bayraklıoğlu, a fim de facilitar a passagem da linha costeira estreita de Karataş para a encosta. O elevador dentro do edifício serve para transportar pessoas e mercadorias através do penhasco íngreme entre as duas partes do bairro.

33

Com o tempo, a pequena rua que leva para o prédio passa a ser também conhecida sob o mesmo nome, Asansör Street.  Atualmente no topo de Asansör existe um dos restaurantes mais famosos em Izmir.

10-  Oregon City Municipal Elevator | USA

34

Este elevador tem 40 metros de altura e liga dois bairros em Oregon City, no estado de Oregon, EUA. É o único elevador ao ar livre municipal nos EUA e um dos quatro em todo o mundo. A parte superior contém uma plataforma de observação com aparência de disco voador.

35

O elevador tem um operador e não há taxa para utilizar o elevador.  Ele estava transportando uma média de 500 pessoas por dia a partir de 1989, e em 2008 este o número tinha crescido para cerca de 800. Os números podem aumentar em até 1.300 pessoas por dia durante temporada turística de verão.

Fonte: THE WORLD GEOGRAPHY

2 Responses

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: